A Certificação 4 E’s

Exame

Uma parte importante do processo de certificação é a realização do exame, que testa o conhecimento técnico do candidato sobre temas relativos ao planejamento financeiro pessoal. O programa do exame de certificação foi adaptado aos padrões brasileiros pela Planejar, para atender a ampla oferta de produtos e serviços do mercado nacional e internacional.

O exame de certificação CFP® no Brasil está dividido em 6 módulos:

(I) Planejamento Financeiro e Ética
(II) Gestão de Ativos e Investimentos
(III) Planejamento de Aposentadoria
(IV) Gestão de Riscos e Seguros
(V) Planejamento Fiscal
(VI) Planejamento Sucessório

Os seus respectivos desdobramentos detalham os assuntos considerados essenciais ao conhecimento das atividades relacionadas ao planejamento financeiro pessoal.

Saiba mais
A Certificação 4 E’s - Exame
A Certificação 4 E’s - Educação

Educação

O candidato à certificação CFP® deve possuir e comprovar ter ensino superior completo, em curso reconhecido pelo MEC.

Experiência Profissional

O candidato deve comprovar Experiência Profissional no relacionamento direto com clientes pessoas físicas, em uma das seguintes áreas: planejamento financeiro, investimentos, planejamento da aposentadoria, gestão de riscos e seguros, planejamento fiscal, planejamento sucessório.

O tempo mínimo dessa experiência profissional será de 1 ano, se supervisionada, ou de 3 anos, se não supervisionada, podendo ser anterior ou depois da aprovação no exame da Certificação CFP®.

Currículo Padrão

Guia da Experiência
Profissional Supervisionada

A Certificação 4 E’s - Experiência profissional
A Certificação 4 E’s - Ética

Ética

Para a obtenção da certificação CFP®, os candidatos deverão aderir ao Código de Ética e Responsabilidade Profissional da Planejar, que define padrões de ética e conduta dos profissionais no tratamento com o público, clientes e empregados.

Clique aqui para saber mais sobre o Código de Ética e Responsabilidade Profissional da Planejar.